giovedì

:: Anjos da Memória...






Anjos da memória




Os anjos alados


da memória


com as suas asas


de pérgul


ae medronho


a voarem noite dentro,


pelo sonho


Serás de branco


despojada de tudo


à cabeceira


por detrás do meu ombro


anjo mudo


Serás de branco


despojada de tudo,


asas de ti


à minha beira


O pássaro cintilante


da tua nudez


(uma matriz calada)


Da tua nudez


Com os teus seios


de anjos


ob as asas


A tomares conta


da memória


És um passaro – digo


És um pássaro


com penas


cintilantes


dos teus olhos


As tuas asas


de pétalas


tecidas com a luz


das penas


das asas que te crescem


Poisar um pouco


nos parapeitos


da memória


antes de recomeçar


o voo


de regresso a casa


Com as nossas asas


lúcidas:translúcidas e pálidas


Deixa-me voar


por cima do teu


coloaté ir poisar


na tua alma


É a memória,


dos teus dedos pisados


nas asas dos meus ombros


EntrelaçadosEnlaçados


Como entranças


os sonhos


As tuas asas de prata


que atravessam a voa


ro território


brandodas minhas lágrimas


Este


é o inconsciente


dos teus olhos


de águas postas


– de águas sobrepostas


– rente


à meiga –


à mansíssimaracha


do teu ventre


Em voo raso


perto da sua boca:


A ouvir a memória...


Há um ruido de


asas


que te é próximo


um odor a flor,a framboeza


um sabor a leit


ee a morango


numa uterina luz de penumbra acesa


Um pouco acima


dos teus olhos,


como um pássaro


a voar por dentro,bem por dentro


do interior dos lábios...


do corpo


A parte que é


anjo


do teu corpo


e me procura a meio


da madrugada


Sobrevoando o lago


que é suposto


ser no meu sono


aquilo que calava


A parte que é


anjo


do teu corpo


e me visitaa meio da madrugada


descansando as asas


dos teus ombros,a meu lado:


em cima da almofada


Voava,com a memóriadas asas


no sentido inverso


do silêncio


e do sono


Oiço atrás de mim,o breve respirar


das tuas asas–


quase imperceptivel


–Um ligeiro arfar


Como a brisa a passar


por entre as casas


Maria Teresa Horta